Unimed-BH destaca impactos positivos com o uso de IA
28/05/2021

O uso de Inteligência Artificial envolve o mito de que a tecnologia e automatizações podem causar a substituição do trabalho humano. O projeto desenvolvido para a Unimed-BH, em parceria com a Kunumi, vai na contramão dessa ideia e usa a tecnologia para gerar efeitos positivos sobre a rotina profissional de médicos e enfermeiros.

O processo de automatização de alguns procedimentos a partir do uso de Inteligência Artificial gerou mais qualidade nos serviços oferecidos aos clientes da operadora, promovendo diminuição no tempo de espera, além de atendimento mais humanizado e assertivo.

 

“As mudanças tecnológicas e otimizações de serviços desenvolvidas para a operadora de saúde são alguns exemplos positivos sobre o que a IA é capaz de fazer, gerando economia de tempo de trabalho humano para que os profissionais possam se dedicar de maneira qualitativa aos pacientes”, comenta Joana Gadelha, executiva da Kunumi.

Alguns exemplos sobre as possibilidades criadas para a Unimed-BH que trazem impactos positivos a clientes e funcionários e geram economia ao negócio:

Automatização de autorizações médicas – com a automatização de autorizações de solicitações médicas, os resultados incluem um modelo preditivo capaz de automatizar 38% das aprovações de procedimentos, gerando 99% de precisão. O novo sistema reduziu o tempo de atendimento, chegando a 30 segundos. A ação permitiu a liberação de disponibilidade de médicos auditores para análises mais complexas. Com a redução da burocracia passou a ser possível avaliar de maneira qualitativa casos mais complexos.

Detecção de anomalias no faturamento ambulatorial – para identificar anomalias no faturamento ambulatorial de urgência e indicação de contas para equipe de auditores, o modelo desenvolvido permite que a equipe de auditoria consiga 50% a mais de recuperação em Reais do que seria pago por algum possível erro na cobrança. Também é possível identificar falhas no universo total que antes não eram identificadas pelo sistema de regras da Unimed-BH.

Coleta Automática de CID – com a automatização das tarefas de codificação de diagnósticos e comorbidades de acordo com o padrão CID, houve uma automatização de 30% das coletas nos hospitais onde o modelo atua e maior agilidade nas coletas mais simples. É possível ter auxílio das enfermeiras coletoras nos prontuários mais complexos que precisam de maior atenção.

Risco hospitalar – para avaliar individualmente os riscos de pacientes durante o atendimento hospitalar (internação, complicações e permanência), um aplicativo utilizado pelos médicos apresenta uma relação dos pacientes no Pronto Atendimento ou que estão internados, bem como do risco de evolução para internações no caso dos pacientes do PA ou para UTI. A ferramenta também apresenta o histórico de atendimentos e diagnóstico dos pacientes, explicando as razões da classificação do risco. A automatização desse trabalho pode ajudar a economizar em 20% o tempo que uma enfermeira dedicaria a isso, que pode ser utilizado nos cuidados de outros pacientes.

Transcrição de Pedidos de Exames – com a automatização da leitura de pedidos médicos, o processo que levaria mais de 72 horas para ser realizado pode ser feito em segundos, trazendo benefício ao paciente que pode ser atendido com mais agilidade e precisão do serviço.





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