Otimizar processos e recursos. Esse é o objetivo principal das operadoras de planos de saúde quando o assunto é a adoção de novas tecnologias. Na Unimed Noroeste/RS, a busca por soluções inovadoras é um processo contínuo e faz parte do contexto de transformação digital pelo qual a cooperativa está passando. A implantação de novos recursos garante a entrega de produtos e serviços de excelência aos clientes, bem como contribui para a melhoria dos processos internos de trabalho, garantindo à equipe agilidade na análise ou atendimento das demandas.
A necessidade de inovação é algo constantemente abordado entre os profissionais, sempre desafiados pela Unimed Noroeste/RS a sugerir melhorias, reforçando o ambiente de trabalho como um espaço aberto para o diálogo. “Em nossa cooperativa, o processo de transformação digital acompanha a evolução que o mundo todo está vivendo, mas claro, dentro da nossa realidade de atuação e de mercado. Assim, entendemos que esta solução é um processo prático e seguro, tanto ao colaborador ou auditor que está executando o processo de autorização de exames, procedimentos ou outros serviços, bem como ao nosso beneficiário que busca tal liberação”, explica o presidente do Conselho de Administração da Unimed Noroeste/RS, médico Volnei Malheiros.
Inteligência Artificial e Machine Learning
A ferramenta de Inteligência Artificial (AI) com Machine Learning (ML) da hCentrix está alinhada aos principais objetivos e desafios da cooperativa médica. “É um sistema que consegue entregar em tempo real o padrão das autorizações para que possamos ser sempre mais assertivos, de acordo com o que estabelece a cobertura de cada plano e em cumprimento ao que determina a Agência Nacional de Saúde Suplementar, órgão que regula nosso serviço”, aponta a gerente de Regulação, Patrícia Dalferth.
A Unimed Noroeste/RS recebe, mensalmente, entre 4,5 e 5 mil pedidos de autorizações. Desse total, cerca de 10% das solicitações ainda ocorre de forma manual, ou seja, precisa passar pela análise da equipe da Central de Autorizações e/ou Auditoria Médica. No setor atuam nove pessoas, sendo três médicos auditores e um enfermeiro auditor, além de outros profissionais da parte administrativa e da coordenação. “Desse percentual, de 10%, a maioria refere-se a pedidos de procedimentos de alto custo ou alta complexidade e que precisam ser validados manualmente pela nossa equipe auditora. Portanto, a automação contribui para que a cooperativa seja cada vez mais assertiva e ágil nos retornos aos beneficiários, auxiliando a equipe na otimização do tempo e na tomada de decisão”, reforça a gerente.
Ser mais assertivo e ter maior controle sobre as autorizações manuais, com segurança, representa o principal fator que levou a Unimed Noroeste/RS a buscar a parceria com a hCentrix. “Já fazemos o uso de ferramentas de controle de processos e indicadores de acompanhamento, contudo um mecanismo em tempo real vai nos permitir ter resoluções mais ágeis e assertivas no curto prazo. A médio prazo, esse mesmo sistema nos permitirá controlar os custos, otimizar recursos e, consequentemente, ofertar mais melhorias para os nossos beneficiários”, ressalta Patrícia Dalferth. Destaca ainda que diante das incertezas provocadas pela pandemia do novo Coronavírus, ter maior controle sobre todas as ações favorece a tomada decisões para assegurar o atendimento pleno aos clientes.
Adesão interna e otimização do tempo
A adesão ao processo de automação para algumas empresas ainda é motivo de dúvidas e desconfianças. Na Unimed Noroeste/RS, contudo, a solução de automação das autorizações prévias da hCentrix encontrou um ambiente adequado. Além de ser uma empresa aberta à inovação, a cooperativa vem avançando no processo de transformação digital. A gerente de Regulação reforça que “os colaboradores estão abertos à inovação e querem muito o auxílio das ferramentas, por isso abraçam as possibilidades. A cultura da inovação é algo que está em desenvolvimento em nossa instituição e o uso das ferramentas de IA e ML permite ao profissional atuar de forma mais analítica e vem agregar ainda mais valor aos serviços que entregamos aos nossos clientes”.
Tradição e inovação: qual é o segredo?
A Unimed Noroeste/RS está presente em 52 municípios das regiões Noroeste, Celeiro e Médio Alto Uruguai do Rio Grande do Sul. Com sede em Ijuí, a cooperativa médica está próxima de completar 50 anos de fundação, em outubro deste ano. Possui duas unidades de negócio, a operadora de planos de saúde e o Hospital Unimed Noroeste/RS, que contempla Centro de Diagnóstico por Imagem, Laboratórios de Análises Clínicas e Serviço de Oncologia.
Enquanto operadora, é reconhecida pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) no Programa de Acreditação de Operadoras de Plano de Saúde, no Nível 1, integrando o grupo das instituições mais bem classificadas. Já o Hospital Unimed, referência macrorregional, possui certificação concedida pela Organização Nacional de Acreditação (ONA), uma das mais importantes nos âmbitos da qualidade e da segurança do paciente, baseada em padrões internacionais. A Unimed Noroeste/RS também é reconhecida pelas excelentes práticas em gestão de pessoas, estando entre as melhores empresas para trabalhar no Rio Grande do Sul de acordo com o Great Place to Work (GPTW).
De acordo com o presidente Volnei Malheiros, como uma cooperativa ousada e com visão de futuro desde a sua fundação, agora quase cinquentenária, a tradição e a inovação caminham juntas para assegurar melhorias contínuas na gestão. “Estamos sempre buscando parceiros para agregar valor aos produtos que entregamos e melhorias nos nossos processos internos. Tais objetivos estão, inclusive, no nosso Planejamento Estratégico 2021. A parceria com a hCentrix atende esses objetivos”, completa. Para o dirigente, o fato da hCentrix ser uma Healthtech (startup de saúde) faz com que a escolha pelos seus serviços seja ainda mais assertiva ao permitir o fomento ao ecossistema de inovação em saúde.
Além do serviço de automação das autorizações prévias, a Unimed Noroeste/RS também vai implementar a solução de Gestão de Saúde Populacional da hCentrix. Trata-se de uma ferramenta de gestão da saúde populacional que fará parte da estratégia de medicina preventiva e está prevista para entrar em operação em dezembro deste ano.