Oito de cada dez empresas brasileiras utilizam, nos dias de hoje, ferramentas de gestão de saúde e desenvolvem planos de qualidade de vida para os seus funcionários. Pelo viés de convênios com academias, assistência médica e uma alimentação balanceada, entre tantas outras iniciativas, mais do que a redução de custos para a organização, elas visam a satisfação e o bem-estar dos empregados.
É o que permite constatar a 25ª edição da Pesquisa Anual de Benefícios Corporativos, preparada pela Mercer Marsh em 2013 com base em 317 companhias participantes.
Segundo Helder Patrício Valério, gerente de gestão e promoção de saúde da Mercer Marsh, em relação a 2012, o levantamento apontou um número 19% maior de corporações com programas de saúde e qualidade de vida, em todo o país. "Esse dado indica uma preocupação crescente das empresas com a gestão dos custos em saúde." Ainda em comparação com o estudo anterior, a última pesquisa permitiu aferir que "o principal objetivo para a implantação desses programas é uma maior satisfação dos funcionários (23%)", explica Valério. A redução de custos (18%) e de abstenteísmo (17%) e o aumento da produtividade (15%) vêm só depois.
Com relação aos planos de qualidade de vida adotados, enumera Valério, aparecem em primeiro lugar iniciativas para garantir a vacinação de todo o quadro de trabalhadores contra a gripe (68%). Outras bandeiras, como bons hábitos alimentares (62%), ergonomia (61%), condicionamento físico (52%) e saúde mental (51%) estão a seguir.
Ainda de acordo com Valério, por conta da preocupação das companhias com o bem-estar de seus funcionários, é cada vez mais comum encontrar seguradoras que estão diferenciando seus produtos: além do plano de saúde convencional, elas encontraram um novo nicho no qual prestam serviços, elaborando programas de gestão de doenças crônicas in company, traçando perfis de saúde, monitorando grupos de risco e fazendo o acompanhamento de gestantes.
Para Claudia Brzostek, da Trio RH, assessoria em recursos humanos, o leque de opções para o trabalhador é tão grande que o pacote de remuneração negociado, hoje, com os quadros deve necessariamente incluir, além do salário fixo e do bônus anual, benefícios e qualidade de vida. Entre eles, a headhunter destaca o home-office com horários flexíveis, "uma tendência de mercado forte", o short friday - com meio expediente na sexta-feira, permitindo aos pais de família programarem um passeio mais longo no fim de semana - e o aniversário free, através do qual a data pode ser comemorada fora do ambiente de trabalho. "Todos eles são diferenciais que deixam o empregado mais feliz", explica Claudia.
Outras medidas que garantem qualidade de vida e vêm sendo implantadas, segundo Claudia, é o incentivo ao condicionamento físico - seja através de aulas de Pilates in company, quick massages ou times de corrida representando a empresa; a prevenção de doenças através de check-ups anuais, subvencionados pela firma; e cardápios balanceados.
Na Siemens, o bem-estar dos funcionários é tão importante, segundo Maria Cristina Nader, gerente corporativa de medicina, que deu lugar a um programa interno apoiado em quatro pilares: saúde física e mental, ações de cidadania, motivação pelo desenvolvimento e meio ambiente.
O primeiro tópico reúne ações de proteção à saúde e prevenção de doenças tais como um calendário de vacinação amplo, uma consultoria nutricional à disposição dos trabalhadores, cursos de Pilates e de ginástica laborial, além de um circuito de fortalecimento muscular que pode ser usado duas vezes por semana, assim como um serviço de massagem oferecido por um grupo de massoterapêutas deficientes visuais, efetivos da empresa.
Na Ericsson, a palavra de ordem é desfrutar do ar livre em pleno local de trabalho. Explica-se: no mesmo lugar onde funciona a empresa, há um clube com 4.540 m², duas piscinas, campo de futebol, quadra esportiva e parque de diversões.
Ali, a cultura sueca se impõe indiscutivelmente, acredita Janaína Khatchikian, responsável pelo RH em todo o Brasil. De fato, numa mesma pista de corrida podem se exercitar, lado a lado, o presidente Sergio Quiroga, trainees e convidados dos funcionários efetivos.
Criado há mais de uma década, o programa "De Bem com a Vida", da Cielo, oferece escuta terapêutica com psicóloga no ambulatório da empresa, atendimento e acompanhamento nutricional, sessões de shiatsu, reflexologia e drenagem linfática.
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