O excesso de mortes provocado pela pandemia é entre duas e três vezes maior que os óbitos atribuídos à covid-19 desde a detecção dos primeiros casos no fim de 2019 na China, afirmou a Organização Mundial da Saúde (OMS).
Durante a publicação de seu relatório anual sobre as estatísticas de saúde no mundo, a OMS informou que a covid-19 provocou no ano passado pelo menos três milhões de mortes diretas ou indiretas. Mas o balanço oficial de óbitos atribuídos ao coronavírus no fim de 2020 era de 1,8 milhão.
"Isto corresponde a estimativas similares, que previam que o número total de mortes seria ao menos duas a três vezes maior que o balanço oficial de mortos por covid-19", afirmou Samira Asma, vice-diretora geral responsável por dados na OMS.
De acordo com os cálculos, a especialista acredita que a pandemia provocou até o momento "de seis a oito milhões" de mortes diretas e indiretas.
"A pandemia de covid constitui uma ameaça importante para a saúde e o bem-estar das populações de todo o mundo", destacou.