A tecnologia robótica é muito utilizada nas especialidades de urologia, ginecologia, coloproctologia, cirurgia torácica e cirurgia geral. Mas, sua aplicação pode ser recomendada em diversas cirurgias. No hospital que atende a mais de 50 especialidades médicas, uma sala cirúrgica dedicada à robótica permite a realização de múltiplos atendimentos por dia. Os cirurgiões robóticos contam com uma equipe exclusiva que proporciona mais facilidade nos agendamentos das cirurgias e demais solicitações administrativas. Para operar por meio de um robô, o médico precisa de certificação.
Segundo Breno Xaia, coordenador da Cirurgia Robótica do Orizonti, essa tecnologia chegou para revolucionar de vez a medicina. “A nossa expectativa é alta. Queremos nos tornar referência em cirurgia robótica em Minas Gerais e esperamos que milhares de pessoas tenham acesso a mais essa inovação no campo cirúrgico de diversas especialidades, como urologia, ginecologia, coloproctologia e cirurgia geral”, comentou o coloproctologista.
A aquisição é uma parceria com a Cirurgia Robótica da Ciências Médicas de Minas Gerais (Fundação Educacional Lucas Machado – Feluma). Em breve, a instituição vai lançar, em conjunto com a Feluma, um programa de certificação em robótica, utilizando a tecnologia e estrutura do hospital.
As cirurgias feitas por robô acontecem desde 1985, quando houve o primeiro registro de uma cirurgia realizada com um braço cirúrgico robótico. Já no Brasil, o primeiro caso de cirurgia com robô foi em 2008. Mas agora, a tecnologia está ainda mais avançada, trazendo mais vantagens e segurança para os procedimentos cirúrgicos.