Biden diz que pretende compartilhar vacinas com outros países até 4 de julho
05/05/2021

 
O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, afirmou nesta terça-feira (4) que pretende compartilhar com outros países, até o dia 4 de julho, 10% do estoque americano de vacinas da AstraZeneca/Oxford contra a covid-19. 
 

Após um pronunciamento sobre a campanha de imunização nos EUA, Biden disse a jornalistas que está conversando com outros governos sobre o envio do imunizante da AstraZeneca e sugeriu que Brasil e Índia podem estar entre os países que serão beneficiados. 

 
No fim de abril, a Casa Branca informou que pretendia compartilhar um estoque de até 60 milhões de doses de vacinas da AstraZeneca com outros países. Na ocasião, o governo americano não deu detalhes sobre a data ou que países receberiam o imunizante, que ainda não foi aprovado para uso nos EUA. 

 

Antes do pronunciamento de Biden, a porta-voz da Casa Branca, Jen Psaki, revelou que os EUA estão trabalhando para enviar ao Brasil medicamentos usados para intubar pacientes com covid-19. A ajuda, de cerca de US$ 20 milhões, seria entregue em parceria com a Organização Pan-Americana de Saúde (Opas). 
 

Nova meta 

O presidente americano anunciou, em seu pronunciamento, uma nova meta para a campanha de vacinação nos EUA. O objetivo, agora, é que 70% da população adulta receba pelo menos 1 dose dos imunizantes até o dia 4 de julho, o Dia da Independência americana. 
 

O democrata reconheceu que o ritmo vacinação desacelerou nas últimas semanas. Segundo Biden, a queda no número de doses aplicadas caiu porque muitos americanos têm achado o processo “confuso” e porque os mais jovens acreditam que não precisam se proteger contra a doença. 
 

Para facilitar a busca por vacinas, Biden anunciou um novo portal do governo americano, que indica às pessoas os locais de vacinação mais próximos e dá outras informações sobre a campanha. O governo também quer vacinar crianças com idades entre 12 e 15 anos, mas isso ainda depende do aval da FDA, a agência americana de medicamentos. 
 

Vacinação em varejistas 

Biden também revelou que está trabalhando com empresas varejistas em uma parceria para incentivar a vacinação com descontos nas lojas. Vários Estados estão adotando táticas similares, e alguns deles optaram por distribuir até cerveja para convencer os americanos a receberem as doses do imunizante. 
 

Dados do Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos EUA (CDC) mostram que, até o momento, 56% da população adulta americana recebeu pelo menos uma dose das vacinas que estão sendo usadas no país. 
 

Biden disse que quer que no dia 4 de julho os americanos celebrem não só a independência do país, mas também do vírus que já matou mais de 577 mil pessoas nos EUA. 

 

Fonte: Valor




Obrigado por comentar!
Erro!
Contato
+55 11 5561-6553
Av. Rouxinol, 84, cj. 92
Indianópolis - São Paulo/SP