No momento em que hospitais e centros de saúde lutam para lidar com a alta demanda de atendimento de casos de Covid-19, a telemedicina tornou-se uma solução indispensável, segura e eficaz para não apenas reduzir filas de espera, mas também preservar equipes de saúde e garantir a segurança do paciente. A alta demanda impulsionou as empresas a adaptarem as soluções para o cenário atual. Caso da DOC24, que otimizou rapidamente seus produtos e serviços. Em 2016, quando a empresa surgiu na Argentina, três norteadores estavam claros em seu roadmap: inovação, agilidade e versatilidade. A estratégia deu certo. Atuando no Brasil há quase dois anos, a multinacional já registra mais de 10 milhões de beneficiários em toda a América Latina e um volume superior a 130 mil consultas por mês.
Fernando Ferrari, Diretor Geral da DOC24 no Brasil, explica que a procura por diversas especialidades foi um dos principais desafios vividos durante o ano passado, o que exigiu da empresa a diminuição de prazo de implantação de 30 a 45 dias para uma semana. “A telemedicina é uma tendência que ficou conhecida em 2020 e está ganhando forças e melhorias para se desenvolver ainda mais em 2021. Isso irá melhorar o relacionamento entre o paciente e o médico, além de propiciar um rápido diagnóstico”, explica.
De acordo com o executivo, o momento é de expansão para outros países, além de ampliar o corpo clínico próprio da companhia. “Caminhamos em direção ao futuro. A plataforma da DOC24 irá atender não somente a área clínica médica, mas também outros segmentos, como veterinário e serviços. Somos pioneiros na América Latina no segmento de saúde, principalmente em operadoras e hospitais, mas também temos forte participação no segmento de seguros e assistências”, conta.
A empresa possui uma estrutura com equipe médica própria, o que permite oferecer serviços de teleconsultas 24 horas por dia. “A DOC24 não é somente um software de telemedicina. Possuímos um corpo clínico médico que atende em formato de plantão e também por meio de atendimentos agendados em diversas especialidades. Temos como nosso lema a inovação e a tecnologia a serviço da saúde, e será sempre essa direção que iremos seguir para levar atendimento de qualidade de forma remota para a população”, ressalta Ferrari.
Para 2021, a empresa deve continuar a expansão digital em hospitais, planos de saúde, em telemedicina, com a implantação do pronto atendimento 24×7, benefícios para médicos que trabalham nas instituições, incorporação de devices e estações de atendimento para melhorar a jornada do paciente, integração sistêmica com prontuários eletrônicos e sistemas de gestão, além da incorporação da inteligência artificial.
Outra grande novidade para o ano, segundo Ferrari, é o desenvolvimento de um projeto na área de medicina diagnóstica que permitirá ao paciente ter acesso a uma estação de saúde completa, posicionada em lugares públicos. “Com isso, será possível a realização de consultas e exames em tempo real, feitos por um médico através de uma videochamada. Essa, portanto, é a nossa grande aposta quando falamos de inovação e tecnologia a serviço da saúde”, revela o executivo.
Teletriagem
Desde o início da pandemia, a empresa também tem investido no enfrentamento à Covid-19. Para isso, criou uma dinâmica de Teletriagem, que permite classificar os casos de pacientes com sintomas compatíveis com o novo coronavírus, detectar casos suspeitos e até enviar a equipe do laboratório bioquímico para colher amostras em casa a fim de realizar testes de diagnóstico.
O paciente que precisa ser avaliado pode começar interagindo com um chatbot ou conversando com o centro de atendimento, e recebe um link por mensagem de texto ou e-mail convidando-o a acessar a teletriagem. “O interessante desse fluxo de trabalho é que somos capazes de proteger o paciente, mas também o pessoal da saúde e a comunidade em geral da exposição ao vírus”, explica Pablo Utrera, CEO da DOC24.
Para o executivo, a teletriagem e a teleconsulta são os segmentos da telemedicina que mais avançarão no curto prazo. “Por outro lado, acredito que, nos próximos anos, veremos grandes avanços na área de monitoramento de pacientes com condições crônicas pelo uso de dispositivos vestíveis, e também imagino um aprofundamento do uso de ferramentas tecnológicas nos hospitais, dando origem a muitos programas de Tele-stroke, Tele-UCI e outros produtos especializados”, explica.
Outros Segmentos
No segmento de educação, por exemplo, a empresa lançou uma plataforma de teletriagem para escolas. O programa de detecção, prevenção e monitoramento da Covid-19 visa diminuir a proliferação de novos casos, tornando o ambiente mais seguro para alunos, professores e demais colaboradores. Entre os benefícios, estão a detecção precoce de possíveis casos de Covid-19, o acesso a médicos on-line para orientação diante dos sintomas de alerta de doença, a diminuição de contágios nas salas de aula, o rastreamento do estado de saúde de alunos, docentes e funcionários, a prevenção e promoção de cuidados de saúde, e a melhora da imagem e da confiança institucionais.
“A telemedicina está aí para facilitar o dia a dia de todos, descongestionando as salas de espera e proporcionando conforto aos usuários através da implementação de protocolos modernos de atendimento à saúde. Este é um momento em que precisamos unir forças para ampliar o controle das regras sanitárias e diminuir as chances de contágio. A tecnologia pode auxiliar muito nesse sentido, já que garante uma videoconsulta na hora, com total segurança, tanto para os médicos como para os pacientes”, completou Ferrari.
Acesse mais informações em: www.doc24.com.br