São muitas as notícias de startups que oferecem ferramentas para agendamento de consultas e exames online. Esta também é a proposta da Zap Saúde. Lançada em agosto de 2013, a Zap já tem mais de sete mil usuários cadastrados.
Em geral, a utilização pelos usuários é bem simples. Basta fazer um cadastro no site, buscar o tipo de atendimento ou especialidade que necessita, escolher a data e horário e, por último, realizar o pagamento. Tudo online. No caso da Zap, não há mensalidade e os usuários podem utilizar a plataforma 24 horas por dia. O sistema tem mais de mil profissionais e prestadores de serviços disponíveis em 43 cidades, em áreas como cardiologia, odontologia, oftalmologia, acupuntura, entre outras.
De acordo com material divulgado pela empresa, os usuários economizam em média 50% em atendimentos médicos e 70% em exames – as consultas custam a partir de R$ 40. “A empresa é um bom complemento para quem tem um plano de saúde restrito à internação, por exemplo. Neste caso, a plataforma pode ser usada apenas para exames e check-ups de rotina”, afirmou a gerente de marketing da Zap, Janaina Carneiro, em comunicado.
O valor que os médicos recebem na plataforma é estabelecido por eles próprios.
Para diminuir a taxa de no show, problema comum desse tipo de serviço, a Zap manda lembretes para os pacientes por SMS e e-mail antes das consultas. Caso desista do agendamento, o usuário pode pedir reembolso e liberar a agenda do profissional.
A rentabilidade da companhia vem de taxa de serviço paga pelos clientes – em geral, 10% do valor cobrado pelos médicos e laboratórios. Com penetração no Rio Grande do Sul, o plano da startup agora é expandir para todos os estados do Sul e Sudeste e ter 150 mil usuários cadastrados até o fim do ano.