Toda a diretoria da Apple apresentou na semana passada durante o Worldwide Developer Conference (WWDC), nos Estados Unidos, as novidades para o sistema operacional OS (de computadores Mac) e também para a plataforma móvel, com o iOS 8 (para os devices móveis iPad, iPhone e iPod).
Para o setor de saúde, a grande novidade foi o aplicativo HealthKit, que agregará métricas de múltiplos dispositivos e também apps de parceiros, inclusive tem a capacidade de analisar dados sobre a saúde dos usuários.
As ferramentas para o novo recurso serão trabalhadas em conjunto com a Nike e Mayo Clinic. Na mesma tendência, está a Samsung Electronics, que anunciou recentemente sobre uma plataforma de armazenagem móvel de dados de saúde chamada SAMI (Samsung Architecture Multimodal Interactions).
Na abertura da conferência, o presidente-executivo da Apple, Tim Cook, disse que a fabricante do iPhone já vendeu mais de 800 milhões de dispositivos móveis.
O evento foi marcado pelo tom descontraído dos executivos e gerou reações positivas não apenas do público alvo, mas de toda a comunidade de tecnologia, segundo coluna de Eric Zeman, no portal InformationWeek EUA.
Para Zeman, geralmente a Apple evoca uma atitude “meu jeito ou o resto, fazendo o que ela quer sem se importar com a vontade do mercado ou de seus clientes. Se você não gosta do que a Apple tem para oferecer, bom, você é livre para escolher outra coisa”.
O colunista afirma que a Apple não sucumbiu às pressões dos consumidores para adicionar Blu-ray a seus iMacs e MacBooks. “Quando questionado, o CEO na época, Steve Jobs, disse que licenciar a tecnologia daria muito trabalho. E o Blu-ray nunca foi adicionado, e os computadores continuaram a ser vendidos”.
As mudanças apresentadas mostram uma postura diferente, a de atender os pedidos e reclamações do mercado. O teclado sempre foi alvo de lamentações em todas as versões do iOS, desde 2008, e, agora, a Apple colocou um novo recurso – de previsão de palavras, e também o suporte a teclados de terceiros. “Isso dará aos usuários do iPhone a mesma quantidade de escolhas dos usuários Android. Em outras palavras, a Apple está disposta a trabalhar com terceiros para dar a seus clientes uma experiência que ela não vai oferecer por si própria”.
Para ler mais detalhes sobre todas as novidades, acompanhe na íntegra o artigo de Eric Zeman : Anúncios na WWDC marcam novo estágio nas decisões da Apple
Em resumo, os principais anúncios que estarão disponíveis a partir de setembro deste ano, foram:
-Aplicativo HealthKit, que agregará métricas de múltiplos dispositivos e também apps de parceiros
-Pela primeira vez, na área de casas inteligentes com o App HomeKit, um hub para automação residencial
- Sistema operacional Mac OS X Yosemite (OS X 10.10), sucessor do Maverick, torna-se semelhante ao iOS 7, com melhorias em busca e notificações, no e-mail e também no browser Safari
- Serviço de armazenamento em nuvem, o iCloud Drive, que faz a sincronia entre computadores e notebooks Mac e dispositivos móveis equipados (exceto iPhone 4 e abaixo) com iOS (e também com Windows)
- AirDrop para a transferência de arquivos entre Mac e iPad
- Yosemite será gratuito
- iOS 8 com teclado, o QuickType, com o objetivo de melhorar a digitação de textos e mensagens
-Linguagem Swift, para programação Xcode para os desenvolvedores
-Assistente de voz Siri passa a integrar-se com o app Shazam (de reconhecimento de músicas) e estará disponível para mais 22 línguas (não se sabe se o português será contemplado)
Fonte: Com informações de agências internacionais e InformationWeek EUA | Eric Zeman; replicada pelo ITForum 365