Mudanças importantes na Unimed-BH, uma das maiores cooperativas médicas do País. Eleitos no fim de março, diretoria e conselhos tomaram posse na quinta-feira (24) para o período de 2014 a 2018. Os novos executivos assumem ao mesmo tempo da inauguração de duas novas unidades e da certificação do Programa Nacional de Acreditação das Operadoras de Planos de Saúde, da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS).
Os novos diretores executivos iniciam o trabalho em 2 de maior. São eles os médicos Samuel Flam, diretor-presidente; José Augusto Ferreira, diretor de provimento de saúde; Paulo Pimenta de Figueiredo Filho, diretor de serviços próprios; Múcio Pereira Diniz, diretor administrativo-financeiro, e Luiz Fernando Neves Ribeiro, diretor comercial. Entre seus principais objetivos está aprimorar os ganhos dos cooperados, o relacionamento com a rede de serviços e investir no atendimento.
A Unimed-BH alcançou recentemente 5,5 mil médicos cooperados e carteira de 1,2 milhão de clientes, com crescimento de 114% na comparação com 2005.
Infraestrutura
Foram inaugurados na mesma quinta-feira o Centro Médico e o Centro de Inovação Unimed-BH, na capital mineira. O complexo integra consultórios médicos com atividades de pesquisa, desenvolvimento e ensino. Os projetos fazem parte do plano de investimentos da cooperativa e receberam recursos de uma linha de financiamento direto do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). As unidades entrarão em funcionamento a partir do segundo semestre.
Com 14 andares e 142 consultórios, o Centro Médico Unimed aposta em uma nova forma de fazer a gestão dos consultórios: a área administrativa e os serviços de apoio são compartilhados entre os cooperados, em uma proposta de negócio autossustentável. Iniciativa pioneira na saúde suplementar, o Centro de Inovação Unimed-BH será voltado à geração de conhecimento e à inovação das práticas assistenciais e de gestão, coordenando projetos já desenvolvidos pela cooperativa e parcerias com outros atores do setor de saúde.
Durante a inauguração, foram assinados termos de cooperação com a PUC Minas, o Sesi-MG, o Conselho Brasileiro de Telemedicina e Telessaúde, o Centro de Referência em Inovação da Fundação Dom Cabral e a Seguros Unimed.
Além da abertura de oito unidades de saúde próprias e duas em fase de implantação neste ano, o programa de qualificação da rede credenciada permitiu a acreditação de 23 hospitais, quatro com certificados de qualidade internacionais. Em 2013, a Unimed-BH destinou R$ 2,3 bilhões aos consultórios médicos, hospitais, clínicas e laboratórios pelo atendimento a seus clientes.